14.07.2023

Google lança Bard no Brasil, inteligência artificial concorrente do ChatGPT

O principal concorrente do ChatGPT acabou de ser lançado no Brasil, a ferramenta Bard, do Google, já pode ser usada pelos brasileiros e promete trazer melhorias e mais ferramentas para os usuários das inteligências artificiais.

O Bard já foi lançado em mais de 100 países e chega nesta quinta-feira (13) em solo brasileiro com um sistema de inteligência artificial generativa que responde a perguntas e cria conteúdo em português e outros idiomas.

A interação com o Bard pode ser feita em 40 idiomas diferentes, ampliando as línguas originais do programa, que a princípio poderiam ser usadas apenas em inglês, coreano e japonês. Essa novidade permite que a ferramenta auxilie inclusive em traduções e facilite o aprendizado de novas línguas.

 

Novidades do Bard

Outra novidade da inteligência artificial do Google é a possibilidade de ajustar o tom de respostas do chatbot, o estilo do texto e o uso de imagens dentro da ferramenta.

Na prática, isso quer dizer que os usuários podem escolher e solicitar que a resposta do Bard seja mais simples, longo, curto, profissional ou casual. Ao solicitar para que a ferramenta escreva um e-mail, por exemplo, o usuário poderá pedir que ele fique mais formal ou menos formal. Por enquanto, essa opção de tom e estilo está disponível apenas em inglês, mas poderá ser acessada do Brasil.

Além de tudo isso, o Bard permite a organização de conversar, sendo possível renomear, fixar e selecionar conversas recentes na barra lateral.

A ferramenta também funciona para criar e exportar códigos de programação. A partir desta quinta-feira (13) um novo recurso permite que os usuários exportem código Python para o Replit, além do Google Colab.

Mais um diferencial é o compartilhamento de respostas, sendo possível compartilhar respostas do Bard nas redes sociais, com links.

A principal diferença apontada pelos usuários e especialistas entre o ChatGPT e o Bard é que o chatbot do Google traz informações atualizadas, enquanto a inteligência da OpenIA fornece dados apenas até 2021.

Como a ferramenta é recente, o Google alerta que, apesar de ter ensinado a IA a não gerar conteúdos maliciosos e falsos, o sistema é recente e é aprimorado com o uso, por isso podem sim ser geradas “alucinações”, como são chamadas as respostas falsas e inventadas das IAs.

Além do Brasil, outros 27 países também passarão a ter acesso neste dia 13, sendo a maioria da União Europeia.

 

Fonte:

Google e Portal
DIREITO EMPRESARIAL - KRAS BORGES & DUARTE ADVOGADOS


Notícia Anterior | Próxima Notícia
Chamar no Whatsapp